Perguntas Frequentes

Para registrar qualquer tipo de manifestação, seja, sugestão, elogio, reclamação, denúncia, solicitação de providências, pedido de informação ou solicitação de simplificação dos serviços públicos prestados, acesse o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, Fala.BR, disponível no link: https://falabr.cgu.gov.br/ e realize seu cadastro.

Sim. Porém a comunicação de irregularidade anônima precisa conter os indícios mínimos de relevância, autoria, materialidade.

Sim. A Ouvidoria dará o encaminhamento a área responsável, caso a denúncia contenha os elementos necessários para a sua apuração. Porém o manifestante não terá acesso a esta resposta, pois ao optar pelo anonimato o campo de email no sistema é bloqueado. O manifestante pode optar por pedir restrição de seus dados pessoais ao registrar sua manifestação.

Para conhecer o caminho da denúncia internamente, criamos o fluxograma abaixo, clique para visualizar:

Fluxograma

Em caso de dúvidas, antes de registrar a manifestação, o cidadão pode procurar a Ouvidoria nos seguintes canais: atendimento presencial no 4º andar do prédio da Administração Central no Campus sede (Itajubá) * (Atenção, durante a pandemia, não há atendimento presencial), ou pelo e-mail: ouvidoria@unifei.edu.br, ou pelos telefones: (35)3629-1314 / (35) 98465-2147.

A Ouvidoria recebe manifestação de qualquer pessoa interessada nos serviços da UNIFEI, são eles: alunos, professores, técnicos administrativos, cidadãos em geral.

1- Análise preliminar das manifestações;
2- Resposta imediata quando possível.
3- Envio da manifestação ao setor envolvido ou a autoridade competente para providências necessárias;
4- Recebimento da resposta do setor;
5- Análise da resposta do setor;
6- Envio da resposta ao manifestante.

A Ouvidoria é a unidade responsável pelo processamento das manifestações. A missão da ouvidoria é atuar no elo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados.

A Ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.

A lei permite que a resposta seja enviada no prazo de 20 dias prorrogáveis por mais 10, mediante justificativa. Tentamos responder sempre no menor prazo possível.

Você poderá acompanhar o trabalho da Ouvidoria, através do Painel RESOLVEU?

1 – Clique no link: http://paineis.cgu.gov.br/resolveu/index.htm.

2 – Siga as orientações abaixo:

 

  • Insira o nome da UNIFEI
  • Escolha o período (dia/mês/ano) que deseja, no canto esquerdo da tela.

 

Você terá acesso ao relatório anual contendo os assuntos mais demandados, número de manifestações, quantidade de denúncias, nível de satisfação do usuário, entre outras informações.