Conselho de Usuários de Serviços Públicos da UNIFEI

Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço a ser avaliado.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

O funcionamento dos conselhos de usuários é totalmente virtual, e qualquer cidadão interessado pode inscrever-se para participar na avaliação de serviços públicos.

Acesse e conheça o Guia do Conselho de Usuários de Serviços Públicos

Este guia foi preparado para explicar como funcionam os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e como você pode participar por meio da plataforma virtual.

Quantas vezes você já buscou um serviço público e pensou: “poxa, esse serviço poderia ser tão melhor se fizessem de outra forma!”.

Pois agora, por meio dos conselhos de usuários, a sua opinião pode chegar diretamente aos ouvidos das pessoas responsáveis por formular e executar esses serviços.

Sua opinião é, sim, fundamental para ajudar a sua comunidade e todos os demais usuários de serviços públicos a contarem com serviços cada vez mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.

Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta na avaliação e melhoria dos serviços públicos. Eles são formados por usuários que se voluntariam para avaliar os serviçosdisponíveis. São totalmente virtuais e funcionam por meio de uma plataforma que foi desenvolvida pela CGU, intuitiva e fácil de usar. Assim, o poder para fazer a diferença está nas suas mãos!

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se na Plataforma.

Como funciona?

O Conselho de Usuários de Serviço Público é o conjunto de voluntários que se inscrevem na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma pessoa pode voluntariar-se para auxiliar na melhoria de quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos.

Os conselheiros auxiliarão na melhoria dos serviços prestados de duas formas principais: (i) na resposta a consultas formuladas pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e (ii) na proposição de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.

Periodicamente, o órgão prestador de serviços deverá enviar consultas acerca dos serviços públicos por ele prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado dessas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.

Além disso, a qualquer momento, os conselheiros poderão inserir ideias de aprimoramento de serviços públicos no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos, espaço aberto para a exposição de propostas que busquem tornar estes serviços cada vez mais adequados à realidade dos seus usuários.

A plataforma também traz a possibilidade de que qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, produza as suas próprias pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita. Basta que esta pesquisa esteja devidamente associada a algum serviço público.

Passo a passo para se cadastrar na Plataforma do Conselho de Usuários de Serviços Públicos:

Siga o passo a passo abaixo e cadastre-se:

1. Entre no site conselhodeusuarios.cgu.gov.br e clique em “login”.
2. Clique em “Entrar com gov.br” ou crie sua conta.
3. Realize o acesso com os dados da sua conta.
4. Selecione “Tornar-se conselheiro”.
5. Digite “UNIFEI” na lista de serviços e clique no símbolo “adicionar”.
6. Verifique que a UNIFEI aparece em “Meus conselhos”.
7. Pronto! Em breve você receberá enquetes para avaliar os serviços da
UNIFEI

UNIFEI realiza chamamento para formação do Conselho de Usuários de Serviços Públicos

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realiza chamamento para instituir o Conselho de Usuários (Decreto n. 10.228/2020), que tem por objetivo garantir uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, conectando os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.

Quantas vezes você já buscou um serviço público e pensou: “Esse serviço poderia ser tão melhor se fizessem de outra forma!”. Agora, por meio dos conselhos de usuários, a sua opinião pode chegar ao conhecimento das pessoas responsáveis por formular e executar esses serviços.

Sua opinião é sim fundamental para ajudar a sua comunidade e todos os demais usuários de serviços públicos a contarem com serviços cada vez mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.

Os conselhos serão instituídos por meio da plataforma virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos, lançada pela Controladoria-Geral da União (CGU). A atuação como conselheiro é voluntária e sem remuneração.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Não há necessidade de eleição e qualquer outro processo seletivo. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas acerca dos serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

Serão elaboradas, periodicamente, consultas acerca dos serviços públicos que a UNIFEI oferece, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado dessas enquetes servirá de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.

Solicitamos que o cadastro seja feito até o próximo dia 28/02/2022, para, na sequência, começarem as avaliações. A previsão é que a primeira avaliação ocorra ainda no mês de Março de 2022.

A plataforma está disponível no endereço: https://conselhodeusuarios.cgu.gov.br.

Passo a passo para se cadastrar na plataforma do Conselho de Usuários de
Serviços Públicos:

1. Entre no site: conselhodeusuarios.cgu.gov.br e clique em “Login”.
2. Clique em “Entrar com gov.br” ou crie sua conta.
3. Realize o acesso com os dados da sua conta.
4. Selecione “Tornar-se conselheiro”.
5. Digite “UNIFEI ” na lista de serviços e clique no símbolo “adicionar”.
6. Verifique que a UNIFEI aparece em “Meus conselhos”.
7. Pronto! Em breve, você receberá enquetes para avaliar os serviços da nossa
Instituição!

Conheça a Carta de Serviços da UNIFEI!